VIVIT

Leitura Bíblica: Hebreus 3.12-14

Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno (Jr 10.10).

Vivit é uma expressão latina que significa ele vive. Conta-se que certa vez, Lutero, num momento de perigo e temor em que tinha necessidade de força espiritual, foi visto compenetrado, escrevendo com o dedo na mesa: “Vivit! Vivit!” (Ele vive! Ele vive!). 
Nada mais pode nos manter firmes do que a consciência da presença do Deus vivo em nossa mente. Lettie Cowman conta que o Dr. John D. Adams considerava a sua maior posse a permanente consciência da presença do Senhor Jesus. Dizia que nada lhe dava maior segurança do que a consciência de que o Senhor estava sempre com ele em presença real. Sobre isso comenta: “Deus vivo. Quantas vezes encontramos esta expressão na Escritura! E, no entanto, é justamente o que perdemos tão facilmente de vista. Sabemos que está escrito: Deus vivo, mas em nosso viver diário parece que nada perdemos de vista tão depressa como o fato de que Deus é o Deus vivo; é agora o mesmo que era há três ou quatro mil anos; tem para com os que o amam e servem o mesmo poder soberano, o mesmo amor salvador, que teve também no passado; e fará agora pelos seus o que já fez há dois, três ou quatro mil anos — simplesmente porque é o Deus vivo, aquele que não muda”. 
Se existe um perigo nesta vida que realmente deve nos preocupar é o descuido da incredulidade, o afastamento de Deus. Por isso, o autor de Hebreus disse: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo” (Hb 3.12). No lugar de nos afastarmos de Deus, devemos ansiar por sua presença. Buscar, desfrutar e nos alegrarmos na presença de Deus. Como disse o salmista: “A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!” (Sl 84.2). Graças a Jesus, podemos deixar a incredulidade e viver servindo ao Deus vivo e verdadeiro (Ver Hb 9.14).

Vivit, vivit! O Deus eterno vive.

Comentários