Aquele que consola

Leitura Bíblica: Salmo 94.16-19

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação (2Co 1.3).

É certo que podemos ajudar e ser ajudados. Deus usa pessoas para consolarem uns aos outros. Mas existe ocasião que não temos o que dizer aos outros e nada que ouvirmos de alguém poderá nos ajudar. Mas não podemos esquecer que: “Deus, porém, que consola os abatidos” (2Co 7.6). O Deus de toda consolação não tem problema que possa limitar seu consolo. Não existe leito que ele não possa afofar. Tempestade que ele não possa acalmar. Fogo que seu sopro não venha a apagar. 
É preciso olhar para o Senhor. Precisamos nos aquietar em seus braços. “Suba a Gileade em busca de bálsamo, ó virgem, filha do Egito! Você multiplica remédios em vão; não há cura para você” (Jr 46.11). Não adianta buscar em outro lugar. A cura vem do Senhor. O consolo e descanso estão em Deus. “Não existe médico entre criaturas na terra, mas Deus é o Deus que  cura você. Uma pequena palavra vinda de Deus é como ouro puro, onde o crente se torna no fundidor que pode martelar dele tudo aquilo que seja promessa durante semanas. Assim pobre crente, não necessita sentar-se em desespero de causa. Vá ter com o Consolador e peça-lhe que lhe dê de Sua consolação. Vá ter em primeiro lugar com o Deus que consola os abatidos” (Spurgeon). 
Antes do desespero, da desistência ou da busca por resposta em lugares escuros, “vá ter em primeiro lugar com Deus”. No Salmo 94, o salmista lembra que já se sentia derrotado, mas ele percebeu que o amparo de Deus o sustentou. “Não fosse a ajuda do Senhor, eu já estaria habitando no silêncio. Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, Senhor, me amparou!” (Sl 94.17-18). Ele diz também que foi tomado por grande ansiedade, mas Deus trouxe alívio. Não existe quem possa livrar como o Senhor, não existe quem possa consolar como o nosso Deus. Grande é a paz que Deus nos dá. Busque ao Senhor, entregue o teu caminho ao Senhor. 

Existe bálsamo no Senhor. 

Comentários