Afaste-se do mal

Leitura Bíblica: 1 Pedro 5.8-9

Pois em ti, SENHOR Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio; não desampares a minha alma (Sl 141.8).

Devemos vigiar e orar constantemente para não cair em tentações. Mateus 26.41 diz isso, diz também que a carne é fraca. O ser humano tende a viver de forma mundana, conforme os desejos da carne. Precisamos vigiar nosso olhos, colocar guardas em nossa imaginação. 
Joel Beeke, em seu livro Lutando Contra Satanás, diz: “Um dos maiores perigos do mundanismo hoje vem através de nossos olhos. Milhões de pessoas são envolvidas na pornografia da Internet. Outras pessoas acham que não tem nada a ver gastar inúmeras horas assistindo programas de televisão que nada edificam. Não podemos flertar com o pecado”.
Para ilustrar este pensamento veja esta história: Um homem vivia no topo da montanha e queria contratar alguém para levar sua filha para a escola todo dia, para cima e para baixo das estreitas estradas da montanha. Entrevistou candidatos, perguntando a cada um: “Quão perto você consegue chegar da beirada sem cair no precipício?” O primeiro homem disse: “Consigo chegar quinze centímetros da margem sem cair na vala”. O segundo disse: “Posso chegar a uns dez centímetros da margem”. O terceiro disse que conseguia chegar a dois centímetros sem cair. Mas o quarto candidato disse: “Quanto mais perto eu estivesse da beirada, mais estaria me achegando ao outro lado. Eu escolho me manter o mais longe possível da beirada”. Dá para saber quem conseguiu o emprego. 
Mais importante do que ser forte, mantendo-se no limite da fronteira entre o que é lícito ou não, é nos distanciarmos cada vez mais do que pode causar o nosso mal. Devemos reconhecer o perigo da tentação e nos manter cada vez mais longe do precipício. Precisamos resistir, fugir, nos afastar do inimigo e não tentar dialogar com ele. Sede sóbrios e vigilantes. “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé” (1Pe 5.8-9a).

Fuja do mundanismo. 

Comentários