Vivendo de promessas ou das promessas?


Leitura Bíblica: Mateus 28.19-20

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua (Pv 16.1).

Um texto de José Eduardo Dias, com este título acima, tem um significado especial para mim por dois motivos. Primeiro, porque lendo este texto aprendi uma grande lição para a vida. Segundo, pois foi através de uma conversa com o autor sobre este texto, que na época era presidente da Rádio Trans Mundial, que recebi o convite para ser um dos escritores. 
A ideia do texto é muito simples e profunda. Há dois tipos de pessoas: os que vivem de promessas e os que vivem das promessas. Os que vivem prometendo acabam se comprometendo. Fazem lista enormes sobre o que desejam para o próximo ano e logo desanimam. Prometem que o próximo ano vai ser diferente, que vão estudar mais, que vão economizar, etc. Os que vivem das promessas também planejam seu futuro, mas a sua ênfase não está nas suas promessas e sim, nas promessas de Deus. Disse Eduardo Dias: “Enquanto a esperança do primeiro grupo é crer na possibilidade de cumprir aquilo que ele mesmo promete (autoconfiança), o segundo grupo confia em quem prometeu (confiança depositada). Temos, então, razões de sobra para basear nossa vida nas promessas reveladas. Por que não confiar em quem prometeu? Por que não esforçar-se em conhecer mais sobre cada promessa? Entre tantas promessas que a Bíblia nos traz, uma precisa ser destacada. Ela foi feita pelo Senhor Jesus e diz: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século” (Mt 28.20b). 
Um ano novo se aproxima. Estou certo que Deus quer realizar muitas coisas através de nossas vidas. Para que isso aconteça, precisamos ser como barro nas mãos do oleiro. Precisamos nos humilhar na presença de Deus. Em submissão, viver sobre o domínio de Deus e confiar que ele irá dirigir a nossa vida da melhor maneira. Devemos nos preocupar menos com o futuro, entregando a Deus os nossos dias. Precisamos fazer planos, mas só executá-los com a confirmação e resposta de Deus.

Confie nas promessas e viva bem. 

Comentários