Os andaimes


Leitura Bíblica: Filipenses 2.12-18

Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a minha salvação está perto, e logo será revelada a minha retidão (Is 56.1).

Estamos em construção. A vida não se limita aos nossos dias aqui na terra. É melhor pensar nestes dias como uma viajem para a eternidade. A cada dia estamos mais perto de chegar. Em todos os dias devemos aproveitar, trabalhando para quando chegar o término da construção.  Alexander Maclaren disse: “Os andaimes formam as construções. Os momentos, os dias e os anos de nossas vidas terrenas são andaimes. O que estamos construindo neles? Que tipo de estrutura surgirá quando os andaimes forem retirados? Os dias e os anos são nossos; que eles possam dar-nos algo que a eternidade não possa tomar - um caráter construído segundo o amor de Deus em Cristo, e moldado à sua semelhança”.
Precisamos aproveitar mais os nossos dias. Mais do que nos preocupar com a quantidade das realizações, precisamos trabalhar pela qualidade de nossas ações. Não que nós somos capazes de construir alguma coisa boa. Mas, na dependência de Deus, podemos assentar cada tijolo desta obra. Deus executa em nós a sua vontade. Perdoa nossos pecados e constrói um lindo edifício.  
Saber que estamos em construção nos faz ser mais pacientes com os outros, entendendo que eles também estão em construção. E sermos também mais conscientes em relação a nós mesmos, de nossa situação ainda longe da perfeição. Mais conscientes da necessidade de permanecer firme, não desanimar da luta diária de procurar ser melhor. Como ensina Paulo: “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas” (Fp 2.12b-14).
Aproveite o dia. Muito temos para construir. Não desperdice tempo com reclamações. Hoje é mais um dia que Deus nos deu. Isso é motivo de grande alegria. Que neste novo dia tenhamos novo ânimo e alegria de trabalhar no Senhor na construção da vida. 

No Senhor, nosso trabalho não é vão. 

Comentários