Orgulho quebrado


Leitura Bíblica: Atos 12.20-25

Senhor, a tua mão direita foi majestosa em poder. Senhor, a tua mão direita despedaçou o inimigo (Êx 15.6).

Lucas, depois de falar sobre a expansão da igreja e seu crescimento em Antioquia, conta no capítulo 12 de Atos, sobre a perseguição que a igreja sofreu com Herodes Agripa I. Ele mandou prender alguns cristãos, matou Tiago, irmão de João, decapitado e prendeu Pedro com intenção de também matá-lo. Esta variação entre paz e guerra, bonança e perseguição retrata muito bem o que a igreja vem sofrendo no decorrer dos séculos. Também é um retrato da vida de cada um de nós. Mas é certo que um dia a vitória vem. Herodes e seus planos não poderiam prevalecer sobre a vontade de Deus. Embora Tiago tivesse morrido, Pedro é liberto de forma miraculosa com a ajuda de um anjo e Herodes é morto. 
A morte de Herodes aconteceu de forma repentina. Alguns habitantes de Tiro e Sidom, buscavam se reconciliar com Herodes, pois havia uma grande divergência entre eles e dependiam do país do Rei para abastecer sua terra. Conseguiram então com a ajuda de Blasto, um alto funcionário do palácio, marcar um encontro com Herodes para pedir a reconciliação. No dia do encontro, Herodes começou seu discurso e o povo o exaltava dizendo: “É voz de um deus, e não de homem!”. “No mesmo instante um anjo do Senhor feriu Herodes, pois ele aceitou a honra que só Deus merece. E ele morreu, comido por vermes” (At 12.23 NTLH). Após a morte de Herodes a paz volta a reinar. “Deus pode permitir que os tiranos se orgulhem e se assanhem por um tempo, oprimindo a igreja e impedindo a expansão do evangelho, mas eles não vencem. No final, o império deles será derrotado e seu orgulho quebrado” (John Stott). 
Aprendemos aqui que o fato de sermos cristãos e vivermos corretamente não implica que não podemos ser atingidos por derrotas. Tiago perdeu sua vida, Pedro foi humilhado e preso. Aprendemos também que a derrota e o sofrimento são limitados, logo a bonança retorna e o inimigo é abatido. 

O humilde obtém honra.

Comentários