Certeza da Salvação


Leitura Bíblica: 1 João 1.6-10

Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa (1Jo 1.4).

O livro de 1João traz vários ensinos a respeito da certeza da salvação. Se queremos buscar ter a certeza da salvação ou buscar confirmar esta certeza, devemos lê-lo. Sobre este assunto existem dois perigos que precisamos evitar. Um perigo é o de ter a salvação e não ter certeza da mesma. Viver cheio de dúvidas, sem desfrutar da grande bênção, limitando a fé e a esperança. O segundo perigo e mais grave é ter a certeza da salvação sem ter a salvação. Ter muita autoconfiança sem a verdadeira fé. Acreditar que é salvo sem se importar em viver em santidade. 
João diz: “Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (1Jo 2.4). Jesus disse: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3). Quem age como se fosse “salvo” sem nunca ter nascido de novo é um cristão falso. O Rev. Hernandes Dias Lopes comenta que Warren Wiersbe compara um cristão falso a uma cédula de dinheiro falsificada. “Suponha que uma pessoa tenha uma cédula falsa, mas não saiba disso. Ela a usa para pagar a gasolina no posto. O dono do posto a usa para pagar seu fornecedor de alimentos. O fornecedor a coloca com outras cédulas verdadeiras e leva para o banco, a fim de fazer um depósito. Então, o caixa do banco diz: ‘Sinto muito, mas esta cédula é falsa’. A cédula falsa pode até ter ajudado muita gente enquanto passava de mão em mão, mas quando chegou ao banco, foi descoberta e tirada de circulação. O mesmo acontece com o falso cristão. Pode fazer muitas coisas boas ao longo da vida, mas, no dia do julgamento final, será rejeitado” (HDL). Jesus disse: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7.22-23). Que a nossa salvação esteja firmada na verdade da Palavra de Deus. 

Que sejamos provados e aprovados. 

Comentários