Contribuir


Leitura Bíblica: Atos 11.27-30

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria (2Co 9.7).

Depois de muita perseguição, a Igreja de Jerusalém estava empobrecida. Para piorar a situação, estava por vir grande fome devido a uma sucessão de más colheitas. Nosso texto base conta que Ágabo, guiado pelo Espírito, prediz este tempo de fome. Ele, acompanhado de alguns profetas, vai até Antioquia pedir ajuda aos irmãos da igreja de lá. Como diz o comentarista John Stott, a preocupação de Lucas não é tanto com o cumprimento da profecia de Ágabo, mas a generosidade da igreja de Antioquia. 
Quando os irmãos de Antioquia receberam Ágabo devem ter ficado impressionados pelo fato daquele homem, cheio do Espírito Santo, ter sido usado por Deus para predizer um acontecimento futuro. E sensibilizados imediatamente se organizaram para ajudá-los. Cada um, conforme as suas posses, contribuiu e, por intermédio de Barnabé e Saulo, enviaram as doações. Foi uma grande demonstração de amor. Depois de tantos anos de separação entre judeus e gentios, vemos a igreja gentia ajudando a igreja judia em Jerusalém. 
Embora não sejamos salvos por boas obras, (mas somos salvos para as boas obras), fazer o bem ao próximo é uma forma de testemunhar nossa fé. Para contribuir com o próximo é preciso ter um coração aberto ao outro. Quantas vezes recebemos uma notícia de que alguém está passando necessidade e ficamos apenas com a informação. Logo vem a desculpa em nossa mente: “Eu não posso ajudar”. Mas não somos chamados a ajudar com o que não podemos e sim conforme as nossas posses. Não é com o que eu não posso e sim com o que eu posso. 
Quem sente a alegria de ajudar alguém entende o que Jesus disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber”. Quando ajudamos alguém incentivamos outros a fazer isso também. E unidos podemos fazer muito com o pouco de cada um. Que Deus nos dê discernimento para identificar aproveitadores e amor para ajudar os realmente necessitados. 

Com amor e união fazemos o bem.

Comentários