Almejemos a perfeição


Leitura Bíblica: 1Pedro 1.13-21

Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês (Lv 20.7).

Há momentos que pensamos em desistir. Nosso pecado quer nos levar ao conformismo. Desta forma, muitos param de ir à igreja, muitos criam suas próprias leis. Vivem uma ética própria. Realmente é difícil almejar a santidade proposta pela Palavra de Deus. Como ser santo? Como colocar em prática Mateus 5.48 quando diz: “Sede vós perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. Acredito que um bom começo é ouvir o que disse Guthrie: “Buscando o auxílio do Espírito Santo, almejemos a perfeição. Que cada dia veja algum pecado crucificado, alguma batalha travada, algum bem concretizado, alguma vitória conquistada; que cada queda seja seguida de um recomeço, e que cada passo dado não dê lugar a um descanso, mas seja um novo ponto de partida, rumo a um progresso ainda maior e mais alto”. 
Primeiro, nunca desistir daquilo que é a verdade. Nunca desista da palavra de Deus, do caminho de Deus. Aconteça o que acontecer com você, saiba que Deus não desiste de você. Desta forma, buscando o auxílio de Deus, devemos dia a dia dar passos pequenos para alcançar a santidade ordenada nas Escrituras. Enquanto avançamos no caminho, desviamos dos maus caminhos. Enquanto chegamos mais perto de Deus, nos distanciamos do pecado. Em segundo lugar, devemos nos manter ocupados com coisas boas e santas. Quem se ocupa dá menos oportunidade para o que é mau. Mente ocupada e pensamento direcionado para o bem protegem de muitas ciladas e tentações. Ocupe-se, “afaste-se do mal e faça o bem” (1Pe 3.11a). Trabalhe, espere, confie, olhe para Deus, dependa de Deus. 
Devemos entender que o chamado à santidade, mais do que uma amostra do quanto podemos ser perfeitos é uma descrição do caráter daqueles que são abençoados por Deus. O pai é perfeito, por isso leva os seus filhos a praticarem obras perfeitas. Deus é santo, ele nos purifica e nos faz santos.  
Deus é luz, por isso nós somos iluminados.

Comentários