Visão real


Leitura Bíblica: Salmo 139.23-24

Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz (Mt 6.22).

A visão de si mesmo é uma qualidade humana que deve ser destacada. “Os outros animais, mesmo diante de um espelho, não se reconhecem na imagem refletida, não aproveitam a imagem refletida, não aproveitam a imagem especular para melhorarem suas aparências. Nós, humanos, mesmo sem espelho, somos capazes de nos vermos vendo” (Augusto Boal). Será que temos aproveitado bem esta capacidade ou usado apenas para pentear o cabelo? Sabemos reconhecer as nossas imperfeições e pecados ou só olhamos para as falhas dos outros? Acredito que até olhamos para nós mesmos, mas de forma muito rápida, irrefletida. É preciso enxergar melhor, ver com calma todos os detalhes, notando o que é preciso mudar e também as próprias qualidades. A visão que Deus nos dá de nós mesmos não é só para vermos os nossos defeitos ou qualidades, também devemos conhecer nossos dons para exercitá-los e colocá-los em prática. Muitos têm uma visão de inferioridade, o que é tão ruim quanto uma visão de superioridade. 
Elben L. César disse: “O homem não se vê a si mesmo como convém. Só se tomar emprestado os olhos de Deus e se olhar através deles”. Em Apocalipse 3.18 a igreja de Laodiceia é exortada a comprar colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Se a nossa visão de nós mesmos está meio embaçada, precisamos de remédio para limpar os olhos. O remédio para os olhos é o cuidar do coração. É pedir a Deus que ele prove e transforme os nossos pensamentos, apontando o caminho mau, nos guiando pelo caminho correto. Precisamos clamar a Deus como o salmista que disse: “Olha para mim e responde, Senhor, meu Deus. Ilumina os meus olhos, ou do contrário dormirei o sono da morte” (Sl 13.3). Assim teremos uma visão real de nós mesmos. 
Na estrada da vida, os nossos olhos são os faróis, são a lâmpada do corpo. Os faróis precisam estar funcionando corretamente. Assim evitaremos muitos acidentes. 

Boa vista, boa vida.

Comentários