Estes provérbios


Leitura Bíblica: Provérbios 1.1-7

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra (2Cr 7.14).

Não existe nada melhor do que buscar a sabedoria. Esta sabedoria que é encontrada em Deus. Devemos investir no maior e melhor relacionamento - nosso relacionamento com Deus. Este investimento acontece quando dedicamos tempo ao estudo, meditação e oração, tempo de qualidade na presença de Deus e de seus ensinos. Muitos se contentam em alimentar-se apenas com migalhas. Bebem gotas de sabedoria no lugar de mergulhar nos rios de água viva.  Tomam cafezinho com Deus quando podem participar de grandes banquetes. Estão satisfeitos com um minuto de sabedoria no lugar de desfrutar do prazer que é orar sem cessar. 
Nosso relacionamento com Deus cresce à medida que nos dedicamos em ouvir e também praticar o que dele aprendemos. O livro de Provérbios de Salomão começa dizendo: “Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens” (NVI Pv 1.1-5). Esta é uma grande verdade. No livro de Provérbios encontramos uma série de frases curtas que trazem instruções úteis para a vida diária. Mas não é só neste livro que aprendemos a respeito da sabedoria. Toda a Bíblia nos ensina a respeito da vida, da sabedoria, do relacionamento com Deus. Tudo que aprendemos na Palavra de Deus nos leva a compreender a vontade de Deus e nos aproxima de sua presença. 
É sábio aquele que dá ouvidos aos ensinamentos de Deus. Quem medita e busca discernimento obterá a orientação de Deus. “Aumentará seu conhecimento” (NVI Pv 1.5b).
Esta é a forma de se viver no temor do Senhor, buscando sabedoria no lugar de desprezá-la. 

Invista no melhor dos relacionamentos.

Comentários