Priorize você

Lucas 10.25-27

Ame o seu próximo como a si mesmo (Lc 10.27b).

Pode parecer estranho e pouco cristão este título: “Priorize você”. Mas quero chamar a sua atenção para a importância de que, além do próximo, você deve cuidar também de si mesmo. Muitas pessoas estão tão ocupadas servindo aos outros que esquecem de si mesmas. Sempre é bom lembrar que Deus disse que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. Este mandamento está baseado na lógica de que é natural pensarmos e cuidarmos de nós mesmos. Assim, devemos pensar no próximo como pensamos em nós mesmos. Devemos dedicar esforço na ajuda do outro como nos esforçamos em nossos cuidados pessoais. 
Nós não devemos amar nem servir ao próximo mais do que a nós mesmos. Se fizermos assim, vamos nos desgastando até o ponto que não teremos mais recursos para ajudar o próximo. Se alguém der todo o seu dinheiro aos pobres ficará tão pobre que vai precisar sobreviver de caridade. Mas se alguém der parte de seu dinheiro aos pobres e continuar investindo em seus negócios sempre terá dinheiro para ajudar ao necessitado. Devemos cuidar de nós mesmos para sermos mais capazes de cuidar de quem mais precisa de nós. É a lógica da máscara de oxigênio no avião: se você não colocar primeiro a sua, não vai conseguir salvar ninguém. 
Ninguém pode dar o que não tem. Só quem sabe amar a si mesmo saberá amar ao seu próximo. Só quem fala a verdade conseguirá corrigir o mentiroso. Somente aquele que aprende os mandamentos de Deus e os pratica poderá ensinar aos outros estes mandamentos e, através de seu exemplo, levá-los também a praticar. Só quem conhece a Deus pode apresentá-lo as outras pessoas. 
Portanto, priorize você. Estude, se alimente, corra, durma, viva com alegria. E neste percurso, olhe para as pessoas que Deus colocar próximo de você. A estes estenda a sua mão e também os abençoe como você tem sido abençoado. Mas nunca se esqueça: ame a Deus sempre em primeiro lugar. 

Quem recebe os cuidados de Deus está pronto a cuidar de seu próximo. 

Comentários