Mudando Hábitos

Gálatas 4.8-9

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês (Rm 8.9a).

Um artigo publicado por um pesquisador da Duke University, em 2006, descobriu que mais de 40% das ações que as pessoas realizavam todos os dias não eram decisões de fato, mas sim hábitos. Charles Duhigg diz sobre isso: “Em certo momento, todos nós decidimos conscientemente o quanto iríamos comer e quando sairíamos para correr. Depois paramos de fazer escolhas, e o comportamento tornou-se automático. É uma consequência natural da nossa neurologia”. Segundo este escritor, em seu livro “O poder do Hábito”, a maioria das escolhas que fazemos a cada dia pode parecer fruto de decisões tomadas com bastante consideração, porém, não é. Elas são hábitos. Comportamentos praticados a ponto de virarem automáticos.
Uma coisa é importante lembrar. Da mesma forma que os hábitos podem nos ajudar, eles também podem ser prejudiciais. Alguns desses hábitos são bons e contribuem para nos manter saudáveis e protegidos. Mas alguns deles se tornam uma força tremendamente destrutiva. Parece impossível libertar-se deles. “Os hábitos, quando a eles não se opõe resistência, muito cedo se transformam em necessidade” (Agostinho).
Na vida, precisamos ter uma disciplina constante. Comportamentos repetitivos se transformam em hábitos. Vamos nos tornando especialistas em tudo o que mais praticamos. Então é necessário ocupar nosso tempo com coisas boas, saudáveis física e espiritualmente. “Quero hoje encorajá-lo a se concentrar num comportamento negativo, e disciplinadamente substituí-lo por uma ação positiva, até que ele se torne um hábito. Com a ação de Deus em seu favor você poderá experimentar uma nova forma de viver” (Nélio Da Silva). Os hábitos podem ser mudados, com a ajuda de Deus podemos reconstruir esses padrões de um jeito melhor. Isso leva tempo, exige persistência, mas é possível mudar para melhor. 


Andemos no Espírito e assim iremos praticar as coisas do Espírito. 

Comentários