Cooperação

Filipenses 1.3-11

Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função (Ef 4.16).

Quanto é importante a cooperação e participação de todos em um trabalho de equipe? Uma ilustração nos dá esta resposta: Havia um pequeno vilarejo que se dedicava à produção de vinho. Uma vez por ano, acontecia uma grande festa para comemorar o sucesso da colheita. A tradição exigia que, nessa festa, cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa do seu melhor vinho, para colocar dentro de um grande barril, que ficava na praça central. Um dos moradores pensou: “Por que deverei levar uma garrafa do meu mais puro vinho? Levarei água, pois no meio de tanto vinho o meu não fará falta”. Assim pensou e assim fez. Conforme o costume, em determinado momento, todos se reuniram na praça, cada um com sua caneca para provar aquele vinho, cuja fama se estendia muito além das fronteiras do país. Contudo, ao abrir a torneira, um absoluto silêncio tomou conta da multidão. Do barril saiu apenas água! “A ausência da minha parte não fará falta”, foi o pensamento de cada um dos produtores.
Portanto devemos sempre lembrar que a qualidade de um trabalho depende da participação de todos. É na soma de pequenas forças que se realizam as grandes obras. Quando nos unimos a outras pessoas, nos doamos a uma obra maior e temos grande alegria. 
Nossa grande obra é proclamar as grandes promessas de Deus. Servimos ao Senhor dedicando a ele os nossos dons. Cada um de nós tem qualidades específicas diferentes. Nossas diferenças não existem para nos dividir, mas para somar. Somos como partes de um quebra cabeça. Cada peça tem importância e se encaixada no lugar certo. Quando falta uma parte, o quebra cabeça fica incompleto. 
Grande é o privilégio de servir a Deus, que possamos sempre cooperar com alegria, certos de que o Senhor abençoa aqueles que cooperam em amor para a realização de sua obra. 


Cada um de nós é importante. 

Comentários