Sob controle

Malaquias 2.17-3.5

Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos (Is 55.9).

Quando olhamos para os acontecimentos diários, temos a impressão de que vivemos em um mundo descontrolado. Quem faz o mal é premiado enquanto os honestos sofrem cada vez mais. Será que Deus não está no controle deste mundo? Essa era a reclamação do povo no tempo de Malaquias. Eles perguntaram: “Onde está o Deus do Juízo?” Algumas vezes, também somos tentados a pensar da mesma forma. Pensar assim pode parecer correto, mas Deus diz que fazer isso é aborrecê-lo. É cansar o Senhor com palavras. É questionar a capacidade de Deus de punir ou premiar. É acusar Deus de agir de forma parcial e imoral. É querer ser melhor do que Deus.
Deus responde a esta acusação dizendo que Ele está no controle da história. Ainda não é o dia do julgamento, mas este dia virá. Vivemos um tempo de preparo, de oportunide para arrependimento. Quando passamos por tribulação somos lavados e purificados. Quem passa pelo fogo do ourives é porque tem valor para Deus. Este quadro em que os justos vão mal e os ímpios aparentemente estão bem, será um dia revertido. Os que debocham de Deus terão como fim a morte. Os justos, que passaram na terra por aflições, terão na eternidade paz e alegria (Ml 4:1-3). Hoje não conseguimos entender muita coisa. Deus não age como nós achamos que deveria.
É preciso tomar muito cuidado para não ser um questionador de Deus e de sua vontade. Isso é um grande equívoco, uma demonstração de ingratidão. No lugar disso devemos entregar nossas vidas em suas mãos. Não devemos desanimar de servir a Deus devido às barreiras que enfrentamos. Não devemos telas como obstáculos, mas como degraus para o nosso crescimento.
Deus conhece e controla todas as coisas. Aquele que dá ao homem conhecimento, não saberá? Quem fez o ouvido, não ouvirá? O que formou o olho, não verá?

Se estamos com Deus, está tudo sob controle.

Comentários