Exército de Deus

Leitura Bíblica: 2Timóteo 2.1-4

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1Pe 4.10).


Uma das canções que foram cantadas muitas vezes nos anos 80 dizia: “Já posso escutar o exército de Deus, marchando sobre a terra em tempos de guerra vai. Já ouço o louvor, os hinos de vitória, o exército de Deus marchando vai”. Somos um exército. A igreja é chamada de igreja militante. Ou seja, que milita, que combate o bom combate da fé. Corrie Ten Boom nos lembra algo importante sobre isso. Ela disse: “Não existe exército em que apenas os oficiais lutem. Cada um que faz parte do exército de Deus precisa lutar, mesmo o soldado de patente mais rasa. Quando obedecemos e agimos de acordo com as promessas, estamos na arena da vitória, porque a habilidade de nosso mestre nos está disponível”. Realmente, nenhum de nós deve ficar de fora. Na luta diária da vida cristã devemos estar dispostos e firmes em nossos postos. Lutamos juntos pela fé. 

Nessa luta devemos sempre ajudar o nosso próximo. Uma frase de autor desconhecido diz: “A igreja é o único exército que deixa os seus feridos para trás”. Uma frase dura, mas infelizmente real. Muitos de nossos irmãos são esquecidos e criticados por algumas de suas atitudes. Muitos são julgados, mas não ajudados, não amados e deixados para trás. 

Nesta luta também devemos proclamar o evangelho e recrutar novos soldados. É preciso compartilhar o que recebemos. “Viajar através do deserto em companhia de outros, sofrendo sede, e então encontrar uma fonte para beber dela, e não partilhar essa descoberta com os outros, e tendo conhecimento apenas para si, é exatamente como desfrutar a companhia de Cristo e não falar nada sobre ele aos outros” (Corrie).

Depois de ressuscitar, Jesus disse aos seus discípulos. “Assim como pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21b). Nós somos enviados de Deus. Jesus nos deu uma missão e devemos estar prontos a cumpri-la. Fortalecidos pela graça de Deus devemos ser um bom soldado. 


Meu objetivo é satisfazer àquele que me arregimentou.

Comentários