Bem e mal

Leitura Bíblica: Jó 2.7-10

Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! (Jó 1.21)


Sobre o sofrimento, sempre ouvimos falar que Deus nos ajudará, que o sofrimento vem para nos fortalecer, que devemos confiar no Senhor. Uma das coisas que também sempre gosto de ressaltar sobre este tema é que o sofrimento não é um fato acidental. Tanto como as coisas boas, o sofrimento faz parte da nossa vida. É habitante na história de cada um de nós. Nossa tendência, às vezes, é como a da mulher de Jó que foi levada por maus pensamentos. Angustiada com toda situação em que estava vivendo disse: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2.9). Como ela, ficamos desanimados e até admirados por estarmos passando por certas dificuldades. Nosso sentimento é que tudo só dá errado. Mas me chamou muito a atenção a resposta de Jó: “Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?” (Jó 2.10). 

Nessa mensagem de hoje quero que guardemos essas palavras de Jó: “temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?” Coisas boas acontecem com abundância em nossa vida, coisas ruins também não iriam acontecer? Sim, como já disse, a vida é feita de momentos bons e também de momentos ruins. Lembrar disso aumenta a nossa gratidão quando está tudo bem e nos faz aproveitar melhor os bons dias. Além de nos preparar também para enfrentar melhor os dias maus. Uma fábula sobre pescadores ilustra bem isso: “Os pescadores começaram a puxar a rede lançada ao mar. Ela estava pesada e, por isso, eles dançavam de alegria achando que tinham feito uma boa pescaria. Mas, quando a depositaram na areia, encontraram mais pedras que peixes. Foi aquela decepção: não tanto por não terem pescado nada, mas por terem acreditado na sorte. Então um velho do grupo falou: não nos deixemos abater, meus amigos, parece que o sofrimento é irmão da alegria. Vejamos como a vida é cambiante, não há um bom tempo que não seja seguido de tempestade”.


Gerencie suas expectativas. 

Comentários