Vida compartilhada

Leitura Bíblica: 1Pedro 4.7-11

Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem (Tg 2.8).


Pensamos, na maioria das vezes, que o propósito de nossa vida é cuidar de nós e de nossa família. Na verdade, nossa tarefa não é somente trabalhar para nos alimentar, e assim ter recursos para moradia, saúde, educação, etc. Embora devamos nos importar com estas coisas, elas não são as únicas ações de nossa vida. Se fosse assim estaríamos limitando em muito nossa existência. A vida feliz é a vida compartilhada. A atitude de ajudar o próximo, além de ser um mandamento, é uma ação de grande prazer. Uma atitude que nos faz bem e é recompensadora. 

1Pedro 4.11 diz: “Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem perten­ce a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém”. De certa forma este versículo resume muito bem como devemos nos comportar em relação ao próximo. Ele nos ensina sobre o falar e o servir - “Fale de acordo com os oráculos de Deus”. “Deve falar não o que pensa, mas de acordo com os oráculos de Deus, ou seja, de acordo com as Escrituras. O cristão não gera a mensagem; ele a transmite” (Rev. Hernandes Dias Lopes). Antes de falar qualquer coisa, devemos observar se o que queremos dizer está de acordo com o que Deus quer que falemos. Podemos dizer que antes de falar devemos ouvir. Ouvir o que Deus tem a dizer, o que ele quer que nossa boca transmita. Falar não se limita apenas às palavras. Falamos através do que escrevemos, do que cantamos e até de nossas ações. Sobre o servir Pedro disse: “se alguém serve, faça-o na força que Deus supre”. Independentemente do que fizermos para servir nosso próximo, somente o fazemos porque Deus nos capacitou com seus dons e é na força de Deus que podemos nos firmar para obter sucesso nas realizações. O que fica bem claro é que o propósito do falar e do servir, além de ajudar o próximo, tem como missão glorificar a Deus. 


Deus seja glorificado. 

Comentários