Sábio ou adivinho

Leitura Bíblica: 1Coríntios 2.6-10

Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado (1Co 2.2).


Um adivinho montou sua banca em uma praça e começou a ficar rico. Mas, de repente, alguém veio lhe dizer que haviam forçado as portas de sua casa e tinham roubado tudo. Transtornado, ele se levantou num pulo só e, lamentando-se, correu até a casa para ver o que tinha acontecido. Um dos que se encontravam lá disse-lhe impertinente: Como é que é, amigo! Fica se vangloriando de prever o destino dos outros e não prevês o seu?

Muita gente se acha capaz de dirigir os negócios dos outros quando não é capaz de dirigir nem os seus próprios. O problema do outro parece mais fácil de lidar. Em alguns momentos, vendo as atitudes de alguma pessoa, até achamos que podemos prever o que irá acontecer com ela. Mas nem sempre estamos preparados para cuidar de nós mesmos. Às vezes, quando se trata de cuidar de alguns imprevistos que nos surpreendem, não sabemos o que fazer.  

O adivinho foi repreendido com razão, afinal ele deveria ser um charlatão. “Fica se vangloriando de prever o destino dos outros e não prevês o seu?” Temos que tomar cuidado para não ser como algumas pessoas que acham que sabem demais, têm receita pra tudo e parece que conseguem administrar qualquer situação. Ou quase qualquer situação, pois não conseguem cuidar de si mesmas. Precisamos lembrar que nossa atenção principal deve se concentrar em nossos problemas. Precisamos cuidar de nossa vida de forma que possamos viver da melhor forma possível. Devemos tomar cuidado com a pretensão de sabedoria. Uma sabedoria sem reflexão chega a conclusões precipitadas e a um julgamento pela aparência, pelo achismo. Tanto no que se refere a cuidar da nossa vida ou de qualquer outra pessoa, precisamos buscar a verdadeira sabedoria. Só podemos ter o verdadeiro discernimento das coisas sob a orientação de Deus. Nele temos luz para o caminho. Jesus é nossa luz: “a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (Jo 1.9). 


Busque a verdadeira sabedoria. 

Comentários