Quem balançou o jarro?

Leitura Bíblica: Provérbios 28.25-26

Enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas (1Tm 6.4).


Dizem que se você pegar 100 formigas pretas e 100 formigas vermelhas e colocar em um jarro de vidro, nada vai acontecer. Mas se você pegar esse jarro e o balançar violentamente, logo você irá perceber que as formigas irão começar a matar umas às outras. As vermelhas acreditarão que as pretas são as inimigas e as pretas acreditarão que as vermelhas são as inimigas, quando o verdadeiro inimigo é a pessoa que balançou o jarro.

Grandes disputas começam a partir de uma pessoa descontente. Esta tenta juntar o maior número de pessoas que pensam como ela. Logo, pessoas que pensam diferente também irão aparecer para fazer oposição e uma guerra irá começar. Antes de tomar partido ou de entrar em uma discussão, devemos pensar que podemos estar lutando por algo que não faz o menor sentido. Em nossa caminhada, devemos ser pacificadores. Muitos hoje vivem procurando confusão, com um prazer mórbido por polêmicas. Na internet, os vídeos mais assistidos são aqueles que mostram desentendimento entre pessoas. Os que assistem logo tomam partido, vão comentando e agredindo de quem não gostam. Também existe debates de ideias, na maioria das vezes, sem muito fundamento. O problema não é discutirmos um assunto, o problema é falar sobre um assunto que não conhecemos bem. 

Portanto, devemos estar atentos para não começar uma discussão toda vez que alguém balança o jarro. Nosso interesse maior deve ser promover a paz e não participar de diversos debates. Infelizmente, muitos amigos têm se estranhado por ficar defendo ideologias e pessoas que eles nem conhecem. Sempre devemos lembrar que nunca existe um motivo para agredirmos as pessoas e, muito menos, para discutirmos por causa de motivos externos. Devemos sim ser bondosos, transmitir a paz e tratar as pessoas com amor. A única coisa que devemos defender é o evangelho. Devemos anunciá-lo e, se for preciso, por ele morrer.  


Antes de discutir, pergunte quem balançou o jarro.

Comentários