O apicultor

Leitura Bíblica: 1Coríntios 13.1-7

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará (1Co 13.3).


Um homem foi à casa de um apicultor e, como ele tinha saído, roubou seu mel e os favos. Quando o apicultor voltou e percebeu sua colmeia vazia, foi ver o que tinha acontecido. As abelhas, que estavam voltando da sua labuta, apareceram e o picaram com seus ferrões, dando-lhe um tratamento terrível. O apicultor exclamou: Suas ingratas, vocês deixaram ir embora impunemente aquele que levou seus favos de mel, enquanto eu, que cuido de vocês, sou atacado sem dó nem piedade! Esse engano é frequente: muitas vezes abrimos as portas ao inimigo e, por sus­peita, as fechamos ao amigo.

Esta fábula me chamou a atenção quanto ao tratamento desigual que damos às pessoas. Muitas vezes somos mais compreensivos e educados com estranhos e até mesmo com quem não nos quer bem, mas não temos a mesma paciência com pessoas mais próximas e familiares. Outras vezes, como disse o apicultor, abrimos portas ao inimigo e as fechamos ao amigo. Abrimos portas a pessoas e coisas que nos podem prejudicar e evitamos ter comunhão com pessoas abençoadas. É nosso dever tratar bem as pessoas e tomar cuidado com os julgamentos e cancelamentos. É nossa responsabilidade cuidar principalmente dos nossos familiares. Precisamos exercer o perdão e não a vingança; o amor e não o ódio; a paciência e não a fúria desmedida. Nossa fé se manifesta principalmente no cuidado para com o próximo. Amar ao próximo é uma demonstração de que entendemos o amor de Deus por nós. Assim como seu amor jamais acaba, devemos demonstrar amor pelas pessoas enquanto tivermos oportunidade. 

Viver em paz é a melhor opção. Perdemos muito quando não sabemos conviver com as pessoas próximas e quando não lembramos que, da mesma forma que não somos perfeitos, não devemos exigir a perfeição dos outros. Precisamos deixar o prejulgamento de lado, reconhecendo quem é verdadeiramente nosso inimigo e de quem devemos nos manter distantes. 


Sem amor, nada serei. 

Comentários