Navegantes

Leitura Bíblica: Salmo 29

Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas (Sl 29.3).

Alguns homens tinham embarcado para uma longa viagem. Quando estavam em alto-mar, foram pegos por uma violenta tempestade e faltou pouco para o navio ir a pique. Um deles pedia a Deus para ajudá-los com fortes lamentos e gemidos. Prometia sacrifícios e ações de graça se os livrassem daquele perigo. Mas, quando veio a bonança, todos se puseram a comer, a pular, a dançar, por terem sido salvos do perigo. Mas o comandante não se deixou levar pelo entusiasmo: Brindemos, meus amigos - disse ele, sabendo que não estamos livres de uma nova tem­pestade. Não nos deixemos cegar pelo sucesso: o destino é mutável. 

Navegamos pelo mar da vida e, como estes marinheiros, enfrentamos tempestades. Diante das adversidades, devemos clamar a Deus, ele vem ao nosso socorro. O Senhor é presente em todo tempo e não nos abandonará no momento em que mais precisamos. Somente devemos tomar cuidado para não agir como este marinheiro que, quando estava livre da tempestade, esqueceu de suas promessas. Devemos lembrar que não podemos “comprar” a Deus com promessas, muito menos enganá-lo, prometendo o que não vamos cumprir. Como o sábio comandante disse, devemos brindar, devemos nos alegrar, mas sem esquecer que precisamos nos manter vigilantes, que não estamos livres de uma nova tempestade. 

Como bons navegadores, devemos nos manter firmes na direção de nosso comandante, sem desistir, sem mudar a rota, sempre confiantes. “Deus é a fortaleza do pobre e a fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor” (Is 25.4).  

Embora existam momentos muito difíceis, ainda assim podemos permanecer na fé e permanecer no Senhor, firmados na fidelidade divina, no seu compromisso e seu amor eterno em Cristo Jesus. Lancemos sobre Deus toda a nossa preocupação. Não existem limites para o seu poder, afinal é ele que comanda os ventos e pode fazer cessar a tempestade quando desejar. 


Deus é abrigo no temporal. 

Comentários