Murmuração

Leitura Bíblica: Êxodo 16.1-10

Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver (Êx 14.13).

Quando pensamos no assunto murmuração, não tem como não lembrarmos do povo de Israel. Logo depois que saíram do Egito, caminhando no deserto, muito murmuravam. Mas a murmuração não é uma característica apenas deles. Acredito que todos nós somos murmuradores. Pelo menos de vez enquanto reclamamos um pouco. E devemos nos vigiar para não cair no pecado de viver em constante murmuração. Porque temos tendência a murmurar? “Os efeitos da queda trouxeram sofrimento e dor para a terra, e todos nós temos de lidar com a tristeza e a aflição de não mais desfrutarmos da plenitude de vida” (Dario Araújo Cardoso). Então, diante das ameaças e temores da vida, ou buscamos auxílio em Deus e nos contentamos, ou reclamamos. Somos sempre desafia­dos a buscar o socorro e o refúgio em Deus, a viver em contentamento. 

O povo de Israel experimentou muitos momentos de comunhão com Deus. Mas, apesar da graça e favor demonstrados por ele, se afastaram do Senhor. Em vez de colocar sua oração diante de Deus e esperar, o povo se entregou à murmuração e questionou a sua bondade (Êx 14.11-12). Em sua murmuração esperavam pelo pior: “Será por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá para que morramos neste deserto?” (Êx 14.11). Quem murmura geralmente só vê o pior lado. Não acredita que exista uma solução boa para o seu problema. Quem murmura despreza a Deus. Não consegue enxergar o seu propósito nos acontecimentos. Também não reconhece o quanto já foi abençoado. “Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto” (Êx 14.12).

O problema maior da murmuração é que ela é um desprezo contra Deus.  Moisés deixa isso claro: “As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o Senhor” (Êx 16.8). Devemos evitar os erros que o povo de Israel cometeu, confessar nossa insensibilidade e, no lugar de reclamar, clamar ao Deus que tem todo poder.  


O Senhor é gracioso e respon­de com bondade. 

Comentários