Gratidão

Leitura Bíblica: Salmo 103.20-22

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios (Sl 103.2). 


Gratidão é a consciência de que Deus é o criador e sustentador do universo. É o reconhecimento de que a vontade de Deus é perfeita. Gratidão é a percepção do perdão e misericórdia de Deus, dispensados a nós. Crisóstomo compartilhou uma oração que dizia: “Damos-te graças por toda a bondade que nos mostraste desde o primeiro dia até agora, mesmo que sejamos tão indignos. Damos-te graças pelo que sabemos que fizeste e pelo que não sabemos, por tuas dádivas que vimos e as que não vimos, por teus dons de palavras e de atos, por aqueles feitos segundo o que desejamos e por aqueles que são contra a nossa vontade, porque tudo isso foi dado a nós, os indignos. Damos graças pelas tribulações e pelos refrigérios, pelo inferno, pelo castigo e pelo reino dos Céus. Nós te imploramos que mantenhas santa a nossa alma e pura a nossa consciência, dignas da tua benignidade”. 

Devemos ser gratos a Deus por tudo, pois sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28). E como disse o salmista, agradecer por todos os benefícios. “Deus nos dá muitos benefícios, até mesmo contra a nossa vontade e, talvez, até mesmo sem o nosso conhecimento. Quando oramos por uma coisa e ele faz o oposto, é claro que ele está fazendo o bem, mesmo quando não o sabemos” (Crisostomo). 

Devemos então dar graças a Deus por todos os benefícios, vistos e não vistos, que nos agradam e os que não gostamos muito. Embora nossa gratidão nunca esteja a altura das bênçãos que recebemos, ainda assim ela alegra a Deus. Ele fica feliz em saber que reconhecemos seu cuidado e amor por nós. Gratidão é uma expressão de alegria, louvor e adoração a Deus, por isso o agrada. Que possamos em todo tempo louvar e bendizer o nome do Senhor. “Em Deus, nos temos gloriado continuamente e para sempre louvaremos o teu nome” (Sl 44.8).


Quem conhece a Deus vive uma vida de gratidão. 

Comentários