Foco certo

Leitura Bíblica: Colossenses 3.1-7

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2Tm 2.15).


Todos nós temos as mesmas 24 horas. O que fazemos com elas? Pode parecer muito tempo, mas não é. Por isso precisamos fazer escolhas. Precisamos ter foco e nos dedicar totalmente às nossas escolhas principais. Caso contrário, faremos muitas coisas e sempre teremos a sensação de não estar fazendo nada. Pelo menos não se aprofundando em nada. I. C. Robledo escreveu, em seu livro de citações, sobre sete pensamentos relacionados a esta questão do foco. Os tópicos do livro são os seguintes: “Foque o que você pode controlar, não o que você não pode controlar. Foque o positivo, não o negativo. Foque o que você pode fazer, não o que você não pode fazer. Foque o que você tem, não o que você não tem. Foque o presente, não o passado ou futuro. Foque o que você precisa, não o que você quer. Foque o que você pode oferecer, não o que você pode tirar”. Encontramos boas dicas neste livro com muitas frases a respeito de cada um destes pensamentos. 

Viver com foco torna a vida mais nítida, com mais propósito. Nos sentimos melhor e somos mais úteis aos outros. Como podemos fazer as melhores escolhas? Como focar nas coisas certas? Acredito que tudo começa com introspecção. É na formação de nossos pensamentos e desejos que nossa ação será produzida. Quanto mais formos orientados por Deus, melhor saberemos o que fazer e em que focar. Cirilo de Jerusalém fala que devemos começar através de um processo de purificação e confissão: “Elimine de sua mente todos os cuidados terrenos porque você está correndo pela sua alma. Limpe seu vaso para poder receber graça mais abundante” (Cirilo). Acredito que esse é um bom começo. Às vezes para arrumar a casa precisamos esvaziar um cômodo para depois colocar de volta somente o necessário. Antes de focar no que devemos fazer é preciso abandonar o que não deve ocupar nosso tempo. Depois disso, escolha com sabedoria e ajuda de Deus o que irá fazer parte do seu dia a dia. 


Trabalhe e viva com foco. 

Comentários