Dia do amigo

Leitura Bíblica: João 5.1-9 

Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim (Jo 5.7).


Hoje é comemorado o Dia do Amigo e também o Dia Internacional da Amizade. É uma grande bênção de Deus poder ter amigos, saber que temos alguém que se preocupa conosco e pessoas que nos ajudam em momentos difíceis. Infelizmente, também pode nos faltar amigos, seja por morarem distante ou por não poderem nos ajudar. Nessas horas nos sentimos sozinhos, sem esperança. A Bíblia conta a história de um homem doente que precisava de alguém para colocá-lo em um tanque para ser curado. E não tinha ninguém para ajudá-lo. Zelene Reis conta esta história mostrando como podemos manter a esperança na solidão. “O homem à beira do tanque em Betesda não tinha ninguém. Ele não tinha forças para chegar às águas antes dos outros enfermos, contudo, não desistia. Continuava ali, agarrado a esperança da cura. E ela veio. Não com a ajuda dos amigos inexistentes, mas pelo próprio Jesus. Amigos são essenciais em nossa vida. Mas, muitas vezes, nos sentimos sós, com todo o peso das nossas limitações em nossas costas. Em momentos de fraqueza e solidão, que possamos confiar no amparo de Jesus, o amigo melhor. Quando tudo falha e pensamos estar sós, olhemos para Jesus, nosso amigo fiel e verdadeiro”. 

Nunca estamos sós. Por mais difícil que seja podemos saber que o nosso melhor amigo está sempre presente. Jesus é o melhor amigo. Amigo que não só nos atende em nossas necessidades, mas também nos dirige, nos orienta e nos disciplina. E quando achamos que nossos amigos já se foram, Jesus nos presenteia com novas amizades e transforma pessoas que antes eram desconhecidas em nossos novos amigos. 

No Dia da Amizade, aproveite para falar com um amigo com quem não conversa há muito tempo. E quem sabe uma nova amizade pode surgir. Que hoje, rodeados de amigos ou aparentemente sozinhos, possamos estar firmes, tendo a esperança renovada, pois não nos faltará ajuda. 


Amizade é um presente de Deus.

Comentários