Brilho da luz

Leitura Bíblica: Provérbios 27.1-2

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mt 5.16).

Uma lamparina cheia de óleo gabava-se de ter um brilho superior ao do sol. Um assovio, uma rajada de vento e ela apagou. Acenderam-na de novo e lhe disseram: Ilumina e cala-te. O brilho dos astros não conhece o eclipse. Que o brilho de uma vida gloriosa não te encha de orgulho. Nada do que adquirimos nos pertence de verdade (Fábula de Esopo). 

Uma rajada de vento e ela se apagou. Algumas vezes esquecemos que somos frágeis, esquecemos que nosso brilho é apenas um reflexo do criador. Mesmo o mais inteligente, o mais rico, o mais bonito não deve se engrandecer. Muito mais que os outros, deve manter a humildade de servo de Deus. Seja ele o mais excelente pregador, escritor, cantor. Seja uma pessoa de oração, bondosa para com os outros, ainda assim, não pode se achar melhor do que ninguém. 

Sobre este assunto é preciso lembrar que não devemos ter excesso de confiança a respeito do futuro. “Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz” (Pv 27.1). Ter uma postura de humildade começa em não se gabar a respeito do que ainda não está feito. Outra coisa importante é não se auto elogiar, deixe isso para os outros. “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios” (Pv 27.2). Ter o trabalho reconhecido, embora não seja o mais importante, faz parte. Quem faz boas coisas deve ser admirado, mas pelos outros. 

Devemos viver na dependência de Deus a respeito do dia de amanhã fazendo o melhor que pudermos hoje. Nosso desejo de brilhar deve ser para que as obras de Deus sejam reconhecidas e ele seja glorificado. Não fazemos o bem para sermos visto, mas para que Deus seja revelado.  

Por ser orgulhosa, a lamparina teve que ouvir duras palavras: “Ilumina e cala-te, não te enchas de orgulho”. Que tenhamos uma postura de humildade e reconhecimento do valor de Deus. Quem serve a Deus com dedicação o glorificará, já o orgulhoso terá sua chama apagada. 


Glória, somente a Deus. 

Comentários