Breve prazer

Leitura Bíblica: Lucas 4.5-8

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente (Sl 16.11).

Como o mel havia sido derramado no celeiro, as moscas foram até lá para comer. Disseram: como é possível viver sem essa delícia? Mas suas patas ficaram tão grudadas que não puderam mais voar. E, assim, morreram sufocadas, dizendo: Pobres de nós que morremos por um breve instante de prazer. 

Por trás de alguns prazeres, existem armadilhas. Podemos achar que é fácil identificar algo que vai nos fazer mal, mas para nos enganar o inimigo tem excelentes e sedutores disfarces. A sabedoria nos faz pensar antes de agir, nos faz notar que certas atitudes nos levarão ao fracasso e que certos prazeres não compensam. O sábio percebe que um breve momento de prazer pode trazer uma sequência de dores e desconfortos. Se vivemos sem sabedoria estamos a mercê das tentações. Como diz Provérbios 18.2: “O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior”. O insensato não escuta conselhos e ignora os sinais de perigo. Acredita que sabe o que está fazendo e age conforme a sua vontade. Agrada aos seus desejos. 

Dizem que uma das primeiras regras que um piloto aprende é pôr o avião de encontro ao vento e voar contra ele. O vento o eleva a maiores alturas. “Onde foi que aprenderam isso? Foi com as aves. Se um pássaro está voando por prazer, ele vai ao sabor do vento. Mas se enfrenta algum perigo, faz meia-volta e voa contra o vento, a fim de ir mais para cima; e sobe cada vez mais alto”.

Seguir os prazeres vai nos levar para baixo, para a ruína. Voar contra o vento vai nos fortalecer, nos levar para mais alto. Vai nos aproximar de Deus. Que o Senhor nos dê sabedoria para discernir os perigos do caminho e nos dê forças para resistir às ofertas de tentações. Que em Deus encontremos motivação para cruzar os obstáculos, entendendo que as melhores coisas são conquistadas com muito trabalho, lembrando que o verdadeiro prazer só encontraremos desfrutando a presença de Deus.


Prazer e alegria encontramos no caminho de Deus. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.