Aquietar e confessar

Leitura Bíblica: Salmo 46

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra (Sl 46.10).

Cirilo de Jerusalém disse: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, diz a Escritura. Abstenha-se de dizer muitas palavras inúteis. Não calunie, nem de bom grado ouça os caluniadores. Em vez disso, corra imediata­mente para a oração. Exercitando a negação de si mesmo, mostre que seu coração é forte. Limpe seu vaso para poder receber graça mais abundantemente”. 

Aquietar, silenciar. Ouvir estas palavras pode parecer uma acusação ou repreensão, mas, quando Deus diz para nos aquietarmos, ele está dizendo que devemos descansar e confiar. O Salmo 46 começa dizendo que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Aquietar é entregar a vida nas mãos de Deus e descansar. Ao invés de reclamar, questionar, discutir, murmurar, devemos aquietar. E, como disse Cirilo, aquietar não é ficar em total silêncio, devemos correr até Deus em oração, falar com ele e deixar nossa causa diante dele. Não iremos conseguir aquietar antes de lançar sobre Deus as nossas necessidades. Para conseguirmos descansar, precisamos ter uma comunhão estreita com Deus. Esta comunhão nos faz enxergar também a necessidade de buscar santidade. Portanto, podemos dizer que aquietar é uma forma de autonegação. Aquietar é negar a si mesmo e viver conforme a vontade de Deus. O aquietar nos leva ao confessar. 

Cirilo de Jerusalém, em sua devocional, ainda disse: “O momento de confessar é agora. Confesse o que você fez em palavras ou ações, à noite ou durante o dia. Confesse enquanto é o tempo aceitável e receba um tesouro celes­tial no dia da salvação. Elimine de sua mente todos os cuidados terrenos porque você está correndo pela sua alma”. Em meio a tantos protestos, tantos gritos e lamentos, somos chamados ao silêncio e à confissão. Devemos deixar os cuidados do mundo de lado e abandonar as coisas desta terra na confiança das bênçãos que estão por vir. 


No silêncio ouvimos melhor. 

Comentários