Aprendendo a dizer sim

Leitura Bíblica: 1Samuel 12.20-25

Desde que os chefes se puseram à frente de Israel, e o povo se ofereceu voluntariamente, bendizei ao SENHOR (Jz 5.2).

Existiu um tempo em que as pessoas tinham dificuldade de dizer não. Se sentiam culpadas em não atender algum pedido. Mesmo quando não queriam e até quando não podiam, sentindo-se obrigadas a ajudar, diziam sim para quase todos os pedidos. Nesse tempo a mensagem era: você precisa aprender a dizer não, não pode fazer todas as coisas, precisa cuidar mais de você mesmo. Acredito que esse tempo passou, hoje as pessoas aprenderam a dizer não. O problema é que não sabem mais dizer sim. Desaprenderam. Em sua agenda estão seus compromissos pessoais e, com desculpa ou sem desculpa, dizem não a quase todos pedidos. Lembram sempre de alguém que pode substituí-los, outra pessoa que deveria ter sido chamada no lugar dela. 

Precisamos reaprender a dizer sim. Acredito que a mensagem de hoje deve ser de incentivo às pessoas e para chamar a atenção para a necessidade de ajudar, de colaborar, estar disponíveis em uma emergência. Principalmente quando os compromissos são da igreja. Precisamos responder sim: Você pode dirigir uma reunião de oração? Você pode buscar a dona Joana em casa? Você pode ir à igreja para ajudar a carregar os móveis? Você pode? 

Devemos lembrar que ser chamado para um serviço de Deus é um grande privilégio. Poder ajudar e servir na obra de Deus é mais importante do que qualquer outro compromisso. Podemos e devemos estar dispostos a dizer sim ao que é mais importante. É claro que existem exceções, é claro que em alguns momentos devemos dizer não, podemos dizer não. Da mesma forma que devemos ajudar o próximo, mas não temos condição de doar cestas básicas para toda população carente. Se formos muito requisitados, também não poderemos atender a todos os pedidos. Mas, infelizmente, a exceção não pode virar regra, dizer não algumas vezes é muito diferente de ser aquela pessoa que indiretamente sempre diz: não conte comigo, sou muito ocupado. 


Servi ao Senhor com alegria. 

Comentários