Voluntariamente

Leitura Bíblica: 1Crônicas 29.6-9

Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário (1Tm 5.18).


Conta-se que um homem muito rico tinha duas filhas. Quando uma delas morreu, ele chamou as carpideiras. A outra filha disse então à mãe: veja a nossa infelicidade, nós que estamos sofrendo não sabemos como chorar, enquanto essas mulheres que não têm nada a ver com o nosso luto se dilaceram e choram com tanta violência. Não se admire, minha querida - respondeu a mãe, se elas fazem tudo isso é porque estão sendo pagas.

Carpideira era uma profissional feminina cuja função consistia em chorar no velório. Era contratada por alguns motivos, como aumentar a importância social de um falecido e criar um ambiente mais triste. Para nosso espanto até hoje, em vários países, existem empresas que oferecem a presença de atores para ampliar o “público” de um velório. 

Não entrando no mérito da dignidade ou não de um trabalho, é natural que quem presta um serviço deve ser remunerado. Até mesmo quem foi contratado para chorar por um desconhecido tem direito a receber a remuneração combinada. Infelizmente, o problema que ocorre é que cada vez mais as pessoas estão dispostas a fazer tudo por dinheiro. Até mesmo na escolha de uma profissão, buscam somente algo que lhes dê notoriedade, fama e, principalmente, dinheiro. 

Além de nosso interesse no sustento pessoal e no status de uma profissão, é preciso pensar em diversos outros fatores, como amar o que faz e se realmente é nosso dom. Pensar também se é uma profissão saudável física, emocional e espiritualmente. Pensar se, no exercício da profissão, irá restar tempo livre para outras atividades importantes, como cuidar da família e participar de uma comunidade cristã. 

Outra questão importante é que o ganhar dinheiro não deve ser o motivador de nossas ações. Muitas pessoas só fazem algo que seja remunerado. Desta forma não se dispõe a muitas coisas que devemos fazer voluntariamente. O combustível do coração não pode ser o dinheiro. 


Trabalhe com amor. 

Comentários