Presa fácil

Leitura Bíblica: Tiago 5.8-11


E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos (Rm 13.11).


Um leão se apaixonou pela filha de um campo­nês e a pediu em casamento. Como não queria dar sua filha a um animal selvagem a quem temia dizer não, o camponês imaginou o seguinte. Declarou ao leão, que o pressionava insistentemente, que o considerava digno de casar com sua filha. Ele a daria sob uma condição: que arrancasse os dentes e aparasse as gar­ras, pois isso a assustava. O leão aceitou a proposta facilmente: estava apaixonado. Mas, em troca, con­seguiu apenas o desprezo do camponês, pois, quando voltou, foi expulso a pauladas. Esta fábula de Esopo tinha a seguinte moral da história: “Se, ao confiar em alguém, renuncias a tuas prerrogativas, tu te tornas presa fácil para os que até então te temiam”. 

Tornar-se presa fácil do inimigo - realmente isso acontece quando despreocupadamente começamos a renunciar coisas importantes na busca de satisfazer nossos desejos. Podemos identificar se um desejo é mau ou bom a partir do que precisamos fazer para conseguir satisfazê-lo. A estratégia do inimigo é semelhante a deste camponês. Ele vai tentar minar nossas forças, vai fazer propostas que aparentemente são inocentes, mas que irão nos deixar cada vez mais fracos e sucetíveis à queda. 

Sejamos criteriosos e cuidadosos com nossas intenções e ações. 1Pedro 4.7 diz: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações”. A cada dia que passa, estamos mais próximos do dia final, do dia de nossa redenção. Devemos aguardar com paciência e viver com discernimento. “Se o fim de todas as coisas está próximo, devemos viver hoje como se Cristo fosse voltar amanhã, andando de forma criteriosa e sóbria. A pessoa criteriosa e sóbria é aquela que distingue o que é importante daquilo que não é. O cristão precisa ser criterioso e sóbrio em todas as palavras e atitudes” (Hernandes Dias Lopes).


Fortalecidos no Senhor resistimos o inimigo. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Mensagens Diárias 5

Bom é inimigo do ótimo

Egoísmo