Na fornalha

Leitura Bíblica: 1Pedro 4.12-19

Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata (Sl 66.10).


Pedro disse: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos” (1Pe 4.12). Embora alguns ainda insistam que o cristão não passa por dificuldades, sabemos que iremos enfrentá-las. Quanto mais nos assemelhamos a Cristo, mais sujeitos ao sofrimento nos tornamos. Pedro diz que o juízo começa pela casa de Deus (1Pe 4.17). Ele fala a respeito do cuidado de Deus, do sofrimento que vem para o bem. Deus corrige e disciplina a quem ama. 

Não devemos achar o sofrimento estranho e incompatível com a vida do cristão. O apóstolo Paulo disse: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12). Jesus deixou isso claro: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). 

A verdade é que as aflições cooperam para o nosso bem. “O sofrimento é pedagógico. O sofrimento vem para nos provar, e não para nos destruir. O fogo ardente é o fogo da fornalha. O fogo só destrói a escória, enquanto purifica o metal” (Rev. Hernandes Dias Lopes). No Antigo Testamento, a forja é um vocábulo que se aplica a um forno para fundição de minérios, no qual o metal era derretido para ser purificado dos elementos estranhos. “Qualquer objeto, se colocado de maneira adequada na forja, pode ser moldado, refinado, purificado e até mesmo embelezado. Essa é uma perspectiva notável do sofrimento: se for encarado e suportado com fé, acabará nos transformando em pessoas melhores, mais fortes e mais repletas de bondade e alegria. Na verdade, então, o sofrimento pode jogar o mal contra o mal. Pode frustrar os propósitos destruidores do mal e fazer surgir, da escuridão e da morte, luz e vida” (Timothy Keller).  

O diabo tenta para nos destruir; Deus prova para nos purificar. Kistemaker disse: “Deus deseja separar a verdadeira fé daquela que é mera imitação, e usa o instrumento do sofrimento para alcançar esse propósito”. 


Deus está conosco na fornalha.

Comentários

Postagens mais visitadas

Mensagens Diárias 5

Bom é inimigo do ótimo

Egoísmo