Muito informado

Leitura Bíblica: Salmo 119.97-101

Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará (Dn 12.4).


O saber se multiplicará. Esta profecia dada a Daniel tem se evidenciado em nosso tempo. “Muitos correrão de cá para lá, procurando ficar mais sábios” (Dn 12.4 - NTLH). Muita informação, sobre todo tipo de assunto, está à nossa disposição. A internet veio de forma agressiva colocar em nossos lares os mais diversos conteúdos. Isso tem nos tornado grandes consumidores de informação e também geradores de conteúdo. 

Questionando este assunto, o Rev. Gilberto Bueno de Castro Filho disse: “O que faremos com esta avalanche de informações que podemos ter e que procuram nos manter sempre por dentro das últimas notícias? Será que obtendo e retendo as últimas informações seremos melhores? Será que conseguiremos atingir o sucesso? Será que nossa relação com Deus se aprofundará? Creio que estas ‘multiplicações do saber’ nos tornam ignorantes, pois as excessivas informações atrapalham o nosso crescimento espiritual, além de ser cansativo”. Concordo com ele, não é porque temos muito acesso à informação que nos tornamos melhores. Primeiro precisamos de muita sabedoria para separar a boa da má informação, a verdadeira da falsa, a que nos ajuda da que apenas nos distrai. Também é importante lembrar que, mais do que obter informação, é o que fazemos com a informação que recebemos. Em Eclesiastes 12.12 Salomão disse: “Filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne”. Só estudar ou passar o dia atrás de informações em redes sociais e vídeos na internet não vai nos acrescentar nada, além de enfado e canseira. 

Acredito que é tempo de esvaziar a mente, fazer uma faxina nos pensamentos. Precisamos nos livrar do vício de buscar informação apenas pela informação. Nosso pensamento deve ser ocupado por coisas boas, por ensinamentos divinos e por ideias que gerem vida, que saiam do papel e sejam executadas. 


A Palavra de Deus nos torna realmente sábios. 

Comentários