Mate de fome

Leitura Bíblica: Filipenses 4.8-9

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4.7).  


Um filho de pastor, chegando na juventude, sentiu o chamado para também ser pastor. Ele então pede um conselho a seu pai: Pai, como posso ser cristão e pastor se ainda tenho fortes tentações e tenho pecado muitas vezes? Eu acredito que não consigo abandonar o pecado do adultério. O seu pai olhou para ele e disse: Mate ele de fome. Pare de alimentar o pecado que ele vai morrer de fome. 

Tudo que é vivo, se não recebe alimento, morre. Se você deixa de praticar certo pecado, dia após dia, ele vai morrendo dentro de você. Resistir às tentações é a única forma de vencê-las. Afastar-se do mal e deixar de abastecer o coração com o pecado é o passo mais importante para a saúde da alma. Nossa mente é a boca do coração e do coração nascem nossas ações. Os nossos pensamentos irão alimentar ou envenenar nossa vida. Provérbios 4.23 nos aconselha sobre isso dizendo: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos” (NTLH). Devemos guardar o coração, porque dele procedem as fontes da vida. 

Entretanto, além de matar o pecado de fome, é preciso alimentar a santidade com o pão da vida que é a palavra de Deus. Provérbios 3.1b-2 diz: “o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”. Alimentamos a nossa mente quando ocupamos o nosso pensamento com coisas saudáveis - “encham a mente de vocês com tudo o que é bom” (Fp 4.8b NTLH). Coisas boas devem ser o alvo de nossos pensamentos - “Se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8b). Esta deve ser nossa luta constante e consiste em afastar, resistir, fechar os olhos e matar de fome o pecado e, ao mesmo tempo, aproximar, olhar, buscar e desfrutar da presença de Deus. Que o nosso pensamento seja ocupado com tudo o que é verdadeiro, justo, puro e com tudo que for amável. 


Uma amizade com o mal nos faz inimigos de Deus.  

Comentários