Liberdade para doar

Leitura Bíblica: Deuteronômio 15.7-11

Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal (Sl 41.1).

Acredito que a maioria das pessoas tem dificuldade de pedir algo para o outro. Principalmente coisas materiais. Não acordamos cedo e ligamos para uma pessoa pedindo dinheiro ou comida. Muitas vezes até os mais necessitados têm dificuldade de pedir. E quanto a atitude de doar? Temos o hábito de ajudar pessoas, de distribuir um pouco do que temos? O que nos impede de sermos mais generosos? Nelio daSilva nos lembra: “São tantas as pessoas que têm o poder de me impedir de obter, de alcançar, mas ninguém tem poder algum para me impedir de dar. Cada momento é uma oportunidade de envolver o belo e amoroso poder que está presente no ato de dar. Doe e continuando doando o seu melhor e você se tornará um ser humano ainda melhor”. 

O que nos impede? Como Nélio disse, nada nos impede realmente, a não ser nossa falta de disposição, nosso esquecimento e comodismo. Infelizmente, muitos aprendem sobre a necessidade de doar somente depois de passar por grande necessidade. Como foi o caso de John D. Rockefeller. Ele, aos 53 anos, era considerado o homem mais rico do mundo. Exatamente com essa idade ele desenvolveu uma arrebatadora e estranha doença; seus médicos chegaram a anunciar que ele só teria no máximo um ano de vida. A avaliação sombria de sua condição o mudou tanto que ele começou a doar imensa quantidade de dinheiro para igrejas, escolas, hospitais, etc. Um pouco mais tarde ele foi milagrosamente curado daquela terrível doença e viveu por mais 40 anos, falecendo aos 97 anos. 

Podemos dizer que sua generosidade é um exemplo. Acredito que na dura lição que experimentou, teve o coração transformado e sua cura foi uma ação misericordiosa de Deus na sua vida. “O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (Pv 11.25 - NTLH). 

Que possamos despertar para a necessidade de doar mais. Temos liberdade para isso. Temos recursos para isso. 


Ninguém é tão pobre que não possa doar. 

Comentários