Homem de Deus

Leitura Bíblica: 1Timóteo 6.10-14

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste (2Tm 3.14).


Quais são as marcas de um homem ou mulher de Deus? O Rev. Hernandes Dias Lopes, em uma mensagem baseada no livro de 1Timóteo 6, diz de forma muito sábia e didática que o homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge, segue, combate e guarda. Vejamos os seus argumentos: 

1) O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge (1Tm 6.11) – Paulo diz: “Tu, porém, ó homem de Deus, foge dessas coisas…”. De que coisas um homem de Deus deve fugir? Deve fugir da inveja, da difamação, das suspeitas malignas, das contendas e brigas sem fim e, sobretudo, da ganância, ou seja, do amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males (1Tm 6.3-10). 2) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele segue (1Tm 6.11) – O apóstolo Paulo continua: “... segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”. Um homem de Deus foge da injustiça e busca o que é justo. Ele foge da vida promíscua e impura e segue a piedade. Ele foge da incredulidade e segue a fé. Ele foge das altercações sem fim e segue o amor. Ele foge do estilo de vida inconstante e segue a constância. Ele foge do destempero emocional e segue a mansidão. 3) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele combate (1Tm 6.12) – O apóstolo ainda escreve: “Combate o bom combate da fé, toma posse da vida eterna...”. Timóteo devia entender que a vida cristã é uma luta sem trégua e sem pausa contra o erro e na promoção da verdade. Ele deveria, como soldado de Cristo, combater o combate certo, com a motivação certa. 4) O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele guarda (1Tm 6.14) – Finalmente, Paulo diz: “que guardes o mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”. 

Um homem de Deus deve guardar os mandamentos da Palavra de Deus, vivendo de maneira irrepreensível até a volta do Senhor Jesus. Que Deus nos habilite para toda boa obra. 


O homem de Deus permanece no que aprendeu do Senhor.

Comentários