É preciso perdoar

Leitura Bíblica: Mateus 18.21-22

A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias (Pv 19.11).


Uma vez perguntaram a um sábio quantas vezes a gente deve refletir para julgar. Ele disse: se for para condenar deve-se refletir cem vezes, mas se for para perdoar, uma vez apenas basta, porque erra quem condena sem hesitar, mas erra muito mais quem hesita em perdoar.

Uma vez apenas ou talvez nenhuma vez. Para perdoar não precisamos refletir, apenas é preciso amar. Perdoar é ter misericórdia, perdoar, mais do que ponderar, é esquecer o que passou e construir uma nova história. Jesus não fala sobre quantas vezes devemos ponderar, mas diz que devemos perdoar setenta vezes sete. Repare que aqui, mais do que nos dar um número específico, Jesus está mostrando que o perdão deve ser ilimitado. Como diz Provérbios 19.11, devemos viver com discrição, agir de forma sensata. Ser discreto é ter domínio próprio para agir com longanimidade e bondade. “A pessoa sensata controla o seu gênio, e a sua grandeza é perdoar quem a ofende”. Algumas pessoas se vangloriam de sua vingança, mas a verdadeira grandeza não está na agressão e sim no perdão. A grandeza do perdão está no fato de que ele é divino. Quando perdoamos estamos refletindo o amor que recebemos. Agir com misericórdia é um testemunho que é dado por quem recebeu misericórdia. Quem reconhece que precisa de perdão tem maior facilidade de também perdoar o seu próximo.  

Você se sente preso à raiva e ao ressentimento? “O que você faz quando uma pessoa te magoa ou fere alguém que você ama? Você sente o ardor da ira como fogo ferver dentro de você? Ou você se volta a algum lugar, a uma fonte de água fria, e puxa um balde de misericórdia, para se livrar a si próprio? Não se permita inflamar-se com as chamas da ira e do ressentimento. Seja aquele que diz: Sim, ele me maltratou, mas vou ser igual a Cristo. Serei aquele que diz: Perdoa-os, Pai, eles não sabem o que fazem” (Max Lucado). 


O perdão liberta.

Comentários