Conselho interesseiro

Leitura Bíblica: Provérbios 15.21-24

Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial (Pv 27.9).

Uma armadilha decepara a cauda de uma raposa. Sentindo-se desonrada, perdeu o gosto pela vida. Mas teve uma ideia: ia fazer com que as outras raposas também perdessem a sua. Se todas ficassem iguais, seu defeito passaria despercebido. Reuniu então todas as raposas e as convocou a cortar a cauda, apêndice, segundo ela, feio, inútil e pesado. Foi quando uma das raposas tomou a palavra e disse: se isso não fosse para o seu bem, não nos teria dado este conselho. A moral da história: Quem dá conselhos está visando sobretudo o próprio bem e não o dos outros.

Esta fábula de Esopo ilustra muito bem o perigo de agirmos por interesse próprio. Embora nem todos que dão conselhos visam seu interesse, muita gente, ao dar sua opinião sobre algo, tem a tendência de buscar favorecimento próprio. Quando queremos que uma reunião seja pela manhã, dizemos: o melhor horário é de manhã. Quando queremos comprar algo, dizemos: comprar isso será muito importante para nós. A raposa que teve a cauda cortada queria que todos sofressem com ela. Muitos que são multados passam a vigiar os outros. Os que foram obrigados a pagar impostos ficam indignados se descobrem alguém que não está pagando. O problema não é achar que o outro está errado. O problema é achar que o outro está errado somente depois de sofrer pelo mesmo erro. 

Fuja do egoísmo e de atitudes interesseiras. Quando abrimos nossa boca para dar um conselho, devemos unicamente querer o bem de quem aconselhamos. Se desejamos algo, devemos pedir ajuda e não tentar esconder nosso desejo, disfarçando-o de uma boa ação. A Bíblia nos exorta a amar e a aconselhar nosso próximo. Provérbios 15.22 diz que “onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito”. E também nos exorta até a dar prioridade ao interesse do outro em detrimento do nosso. “Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem” (1Co 10.24). 


Ouça e dê bons conselhos. 

Comentários