Caminhos

Leitura Bíblica: Salmo 18.30-36

Ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer (Êx 18.20).

Um leão, cuja idade avançada não permitia mais que fosse à procura de alimentos, valeu-se de um estratagema. Entrou numa gruta e se deitou, fingin­do estar doente. E os animais que iam visitá-lo, ele comia. Muitos já tinham morrido quando a raposa, que tinha descoberto a astúcia, se apresentou. Ela parou a uma distância da gruta e perguntou ao leão como ele estava. Mal - respondeu. E acrescentou: Por que não entras? A raposa respondeu: Eu não entrei porque só vi rastro de animais entrando, nunca saindo. Moral da história: O homem advertido pressente de longe o perigo e é capaz de evitá-lo. 

Lendo esta fábula de Esopo, me lembrei de uma música antiga de Guilherme Kerr que dizia: “Há caminhos que se oferecem, morte é o fim que neles aparece. Certamente os que por eles seguem a paz não encontram o que esperar?” Existem muitos caminhos nos quais somente há frustração, tristeza e morte. Devemos fugir deles. Certamente neles não encontraremos paz. Existe um único caminho e este é Jesus. “Ele é o Caminho (Cristo salva). Ele é a Verdade (Cristo vive). Ele é a Vida (te libertará)” (Kerr). Se nos falta paz e esperança, se em nosso caminho somente encontramos decepção, é tempo de voltar. Enquanto temos oportunidade, devemos ir em direção do caminho da paz. “Jesus Cristo é nossa esperança, nele temos plena confiança. Pois falou e nunca mentiria. Eu sou o caminho, verdade e vida” (Kerr).

Não precisamos andar ansiosos. Não estamos perdidos. Temos uma esperança viva. Disse Jesus: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14.1-2). Sua promessa é: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou” (Jo 14.3-4). 


Cristo salva! Cristo vive e pode te libertar.

Comentários