Sofrimento e pecado

Leitura Bíblica: 1Pedro 4.1-3

Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados (Sl 25.18).


Sabemos que de diversas formas Deus usa o sofrimento para nos moldar e nos fortalecer. Uma das coisas que o sofrimento produz na vida do cristão é consciência da realidade do pecado. Enquanto tudo vai bem, muitas vezes vamos nos acostumando com as felicidades deste mundo e passamos a nos contentar com alegrias superficiais. Começamos a esquecer que Deus é nossa maior felicidade. Assim, o sofrimento vem como um sinal de alerta e nos lembra que a alegria deste mundo é instável e passageira. 

Este pensamento é expresso por Pedro, em 1Pedro 4.1b, que afirma: “aquele que sofreu na carne deixou o pecado”. Na tradução Linguagem de Hoje está escrito: “Porque aquele que sofre no corpo deixa de ser dominado pelo pecado”.

Podemos dizer que o sofrimento nos ajuda a vencermos o pecado. O sofrimento faz o pecado perder o poder em nossa vida. O sofrimento nos leva a entender que os prazeres do mundo e as paixões da carne não compensam. Se até um assaltante chora e fica “bonzinho” quando é detido, o cristão é levado à confissão e ao temor de Deus quando passa por adversidades. Independentemente, se nosso pecado é considerado grande ou pequeno, o fato é que a primeira coisa que somos levados a pensar na hora da dificuldade é a respeito da santidade. O ímpio nem sempre se importa, no máximo, como um ladrão, chora de remorso, mas logo que tiver oportunidade roubará novamente. Já o verdadeiro cristão, passando pelo fogo da adversidade, fica limpo das impurezas. 

Pedro diz: “no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus” (1Pe 4.2). Às vezes, algum sofrimento vem sobre a nossa vida para nos ajudar a retornar para o caminho. Andar no caminho de Deus nos possibilitará conhecer a vontade de Deus e a resistir ao pecado que tanto nos afasta dele. Já não temos mais saudade do passado, pois vivemos um presente glorioso. 


Armai-vos contra o pecado. 

Comentários