Sempre caminhando

Leitura Bíblica: Isaías 43.1-5

Não temas, pois, porque sou contigo (Is 43.5a).

Quando nos deparamos com uma adversidade, a nossa primeira atitude é ficar paralisado. Diante das barreiras da vida, nossa tendência é parar, ficar imóvel. Mas a Bíblia nos diz que devemos andar, caminhar em meio às dificuldades, prosseguir na companhia de Deus. O salmista disse: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges” (Sl 23.4 - NTLH). O profeta Isaías falou: “Se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no SENHOR, ponham a sua esperança no seu Deus” (Is 50.10b - NTLH). A palavra de Deus é sempre um incentivo para continuar. Ele não nos disse para parar, esconder, desesperar, mas sim para confiar e prosseguir. 

Timothy Keller disse: “A metáfora da caminhada aponta para a ideia de progressão. Devemos enfrentar e atravessar o sofrimento sem abalo ou espanto, sem negar a tristeza e a fragilidade, sem ressentimento ou medo paralisante, mas também sem subserviência ou capitulação, sem sujeição ou desespero. ‘Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão’ (Is 43.2). Enchentes e fogo são ‘termos de extrema adversidade’. É importante notar que, ninguém promete que os crentes estão livres de tribulação. Deus não diz: ‘Se você passar pelo fogo’, pelas águas e vales sombrios, mas quando você passar. Ele não promete nos poupar do sofrimento. A promessa é que Deus estará conosco, caminhando ao nosso lado em meio a tudo isso”.

Caminhar em meio ao sofrimento faz parte de nossa trajetória de desenvolvimento. É mais do que um momento de decepção, é um tempo de aprendizado. É quando somos moldados por Deus e quando mais experimentamos a sua companhia. Parar ou desistir só fará o vale ficar mais escuro e maior será o tempo de nossa dor.   


Caminhando nas provações encontramos a graça. 

Comentários