Reagindo ao contraditório

Leitura Bíblica: 1Pedro 2.18-25

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai (Cl 3.16).

Nem sempre temos facilidade de lidar com o contraditório. Um exemplo disso é a decepção que temos em relação à ingratidão. Não é fácil lidar com pessoas ingratas. Nelio DaSilva ressalta a gravidade deste problema dizendo: “A dor provocada pela ingratidão é uma das mais dolorosas e pode trazer fortes traumatismos à minha alma se eu não desenvolver uma simples estratégia para anulá-la completamente”. Anular é ignorar, não se importar. O que Nélio quer dizer com isso? Ele nos chama a ser mais realistas. Muitos têm uma visão muito poética da vida. Acreditam que vivem em um mundo sem oposição, onde as pessoas sempre irão tratá-las bem. E isso não é verdade. Temos que nos preparar para passar por oposição e para encontrar pessoas que irão olhar para nós com desprezo e ingratidão. “A natureza humana sempre foi e sempre será a natureza humana e sem chances de mudanças em sua vida. Então, por que não aceitá-la como ela realmente é? Por que não ser tão realista quanto Marco Aurélio, um dos homens mais sábios que já governou o Império Romano? Ele escreveu em seu diário: ‘Hoje vou me encontrar com pessoas ingratas. Mas não ficarei surpreso ou perturbado, pois não poderia imaginar um mundo sem tais pessoas’” (Nélio). 

Muitas vezes nos frustramos por criar uma expectativa errada em relação às pessoas. Esperamos demais dos outros e a ação destes não corresponde às nossas expectativas. É melhor ser surpreendido por uma atitude de bondade. Para isso devemos cobrar menos dos outros e, esperando pouco, vamos na maioria das vezes ter as nossas expectativas superadas. 

O mais importante é agir com bondade, sempre tendo cuidado para não magoar as pessoas e sendo gratos pelos que estão próximos de nós. Lembrando que, mais do que a aprovação das pessoas, é bom saber que somos amados e recompensados por Deus. Mais importante é como Deus nos trata. 


Deus nos ajuda a prosseguir. 

Comentários