Pense bem antes

Leitura Bíblica: Isaías 55.7-9

O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos (Sl 94.11).

Um homem queria pendurar um quadro. O prego ele já tinha, só faltava o martelo. O vizinho possuía um, e o nosso homem resolveu ir até lá pedi-lo emprestado. Mas ficou em dúvida: “E se o vizinho não quiser me emprestar o martelo? Ontem ele me cumprimentou meio secamente. Talvez estivesse com pressa. Mas isso devia ser só uma desculpa. Ele deve ter alguma coisa contra mim. Mas por quê? Eu não fiz nada! Ele deve estar imaginando coisas. Se alguém quisesse emprestar alguma ferramenta minha eu emprestaria imediatamente. Por que ele não quer me emprestar o martelo? Como é que alguém pode recusar um simples favor desses a um semelhante? Gente dessa laia só complica a nossa vida. Na certa, ele imagina que eu dependo dele só porque ele tem um martelo. Mas, agora chega!” E correu até o apartamento do vizinho, tocou a campainha e o vizinho abriu a porta. Mas antes que pudesse dizer “Bom Dia”, o nosso homem berrou: Pode ficar com o seu martelo, seu imbecil!

Os nossos pensamentos podem viajar por caminhos muito estranhos. Embora esta ilustração pareça um exagero, ela é um ótimo exemplo de como podemos ser influenciados por ideias equivocadas. Às vezes nos achamos tão capazes de analizar as pessoas que acabamos culpando os outros sem ao menos terem feito nada de errado. Os pensamentos precipitados, devido a previsões pessimistas, podem também nos impedir de tomar decisões importantes. Os pensamentos negativos podem nos levar   a achar que qualquer coisa irá dar errado para nós. 

Precisamos tomar cuidado com a vaidade de nossos pensamentos. Não podemos ser guiados pela instabilidade das emoções. Precisamos nos firmar na verdade mais do que no que eu acho ser a verdade. Precisamos alimentar nossos pensamentos com a fé que crê que boas coisas irão acontecer. Diga ao Senhor: “Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos” (SL 26.2).


Os pensamentos do justo são retos.

Comentários