Grandes obras

Leitura Bíblica: Efésios 2.4-10

Praticar a justiça é alegria para o justo, mas espanto, para os que praticam a iniquidade (Pv 21.15).


Fazer boas coisas, ajudar o próximo e praticar boas obras deve ser algo natural para nós. Não é algo forçado, muito menos penoso. Fazer bem é motivo de alegria. Como disse o nosso versículo chave. Quando o justo prática a justiça, ele se alegra. Ficamos muito felizes por poder fazer o bem. “Somos criados por um Deus grande para fazer grandes obras”. Esta pequena frase é um comentário de Max Lucado ao texto de Efésios 2.10 que diz: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. O texto de Efésios 2 começa lembrando a seus leitores que todos os homens estavam mortos por causa de seus pecados e Cristo lhes deu vida. Esta vida nova que Cristo nos dá é uma vida que busca fazer o bem, uma vida produtiva que agrada a Deus. Como feituras, criação de Deus, somos por Deus preparados para fazer boas coisas. 

É importante saber que “grandes obras” não são necessariamente coisas suntuosas, pomposas. Grandes obras, mais do que fazer coisas grandes, é fazer as boas obras que Deus preparou para nós praticarmos. É fazer o que Deus nos chamou para fazer. É responder o chamado de Deus independente de qual seja e quanto ele represente aos olhos dos outros. Precisamos lembrar que toda grande obra é um conjunto de pequenas coisas. Por exemplo: Uma visita que fazemos para uma pessoa enferma pode ser um grande bálsamo na vida de uma família. Quinze minutos lendo a Bíblia e mais 15 minutos em oração logo de manhã pode preparar nosso coração para um dia de trabalho. Dez minutos em um culto doméstico depois do almoço com a família pode ser primordial na preparação da saúde espiritual de nossos filhos e de nosso casamento. Sob a direção de Deus, aproveite cada oportunidade para fazer grandes coisas. Motivos para isso nós temos de sobra, pois grandes coisas o Senhor tem feito por nós. 


Motive-se para fazer o bem. 

Comentários