Fundamento da esperança

Leitura Bíblica: Ageu 1.12-15 

Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes (Rm 12.12).


Como vai o termômetro da esperança? Muitas vezes ele vive em constante oscilação. Hora sobe, hora desce. Em alguns momentos estamos cheios de esperança e alegria, mas de repente já não sabemos mais se estamos realmente seguros. Como manter em equilíbrio a temperatura da esperança? O problema muitas vezes está no que motiva a nossa esperança. “Esperança não é uma situação. Esperança não é um local. Esperança não é uma posse. Esperança não é uma experiência. Esperança é mais que uma visão ou um chavão. A esperança é uma pessoa, e seu nome é Jesus!” (Paul David Tripp). Esperança, nós encontramos em Deus, em suas promessas, em seus mandamentos e em suas palavras de consolo. Esperança, nós encontramos em Jesus que nos diz: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20). 

Deus nos salva e nos dá nova vida, uma vida de esperança. Não vivemos perdidos e desorientados. Temos um caminho a seguir. Temos um propósito de vida. Mesmo que os problemas pareçam grandes demais, podemos nos manter firmes e em paz. Essa paz vai além das circunstâncias, pois não olha para os acontecimentos, mas para o Senhor. A esperança “apoia-se na verdade de que Jesus o envolveu em seus braços e ele nunca, nunca o deixará ir. Se tudo que você imaginou nunca funciona e todas as coisas ruins que você temia aparecem em seu caminho, você ainda tem espe­rança, porque ele está com você no poder e graça” (P. D. Tripp).

Em nosso texto base, vemos que o povo estava distante do propósito de Deus. Só pensavam em si mesmos. “Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?” (Ag 1.4). É curioso saber que este modo de vida não os estava fazendo felizes. “Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos…” (Ag 1.6a). Só quando eles se dispõem a servir a Deus que tiveram sua esperança e alegria renovadas. 


Eu sou convosco, diz o SENHOR.

Comentários