Fé em Deus

Leitura Bíblica: 1Pedro 1.17-21

Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam (Sl 9.10).


Ter fé nos dias de hoje parece correr risco. Digo isso porque parece que no mundo não encontramos nada nem ninguém em que possamos confiar. Até as notícias que traziam informação, hoje são muitas vezes fake news, notícias inventadas para atacar alguém. Mas esta descrença não pode ser potencializada a ponto de perdermos nossa fé em Deus. Quanto mais nos decepcionamos neste mundo, mais podemos dirigir a nossa esperança a Deus. Precisamos nos manter firmes no Senhor. Nossa fé vem por meio de Jesus Cristo. “Deus não é uma entidade, um ser abstrato e indefinido, mas aquele que atua com poder na história, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos (1Pe 1.3) e lhe deu glória (1Pe 1.11). Temos, por isso, motivos sobejos para depositarmos nossa confiança em Deus” (Hernandes Dias Lopes). 1Pedro 1.21 diz: “Que, por meio dele (Jesus), tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus”. 

Nossa esperança está em Deus. O fundamento da nossa fé é Deus. Podemos ter fé no Senhor, pois ele é digno de total confiança. “Fé é, simplesmente, harmonizar a nossa mente com a verdade, é ajustar nossas expectativas às promessas de Deus, com absoluta certeza de que o Deus que criou este mundo não pode mentir” (A. W. Tozer). Fé é entrega, fé não exige explicação. Deus é real e isso pode ser sentido através da fé. Ao mesmo tempo, a fé se torna sólida pela verdade na qual ela se direciona. Tozer faz uma comparação interessante dizendo: “Um homem contempla uma montanha e afirma: Aquilo é uma montanha. Não existe nenhuma virtude particular nessa afirmação, pois ela é a mera aceitação do fato que está diante dele. Assim é com a verdade de Deus. Aquele que crê aceita uma promessa de Deus como fato sólido, tanto quanto uma montanha, e imensamente mais duradouro”. A fé é dom de Deus e o seu fundamento é a existência de Deus. 


Quem conhece, confia.  

Comentários