Disciplina da celebração

Leitura Bíblica: Salmo 33.1-5

O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo (Lc 2.10).

Jesus veio ao mundo com uma boa notícia. Notícia que nos enche de alegria - ele é o nossos salvador. Agostinho disse: “O cristão deveria ser um aleluia da cabeça aos pés”. Ele quer dizer que nós deveríamos viver em constante celebração. F. Whitfield disse sobre este versículo: “É verdade que essas boas novas de grande alegria eram para ‘todo o povo’, mas não em primeiro lugar. A mensagem cai em nossos próprios ouvidos sendo, em primeiro lugar, para nossa própria alma. Oh! Pense bem nisso! Guarda as veredas divinas primeiro em seu próprio coração. Pede em sincera oração que o Espírito as escreva em sua consciência, com a pena celestial. Você será, então um vaso adequado para o uso do mestre, para levar sua mensagem, com poder espiritual, até a alma dos outros”. 

Em meio as dificuldades, às vezes nos esquecemos da alegria. Isso ocorre porque permitimos que os problemas e dificuldades ocupem o nosso pensamento. Paulo diz que devemos ocupar nossa mente com coisas boas. “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8). Quando os problemas batem à nossa porta, devemos orar e não ficar ansiosos. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). 

A oração com gratidão deve tomar o lugar da ansiedade. O fato de agradecermos no momento do pedido e não depois de ser atendidos revela nossa confiança e entrega completa a Deus de nossos problemas. “Nunca ficaremos contentes a não ser que, quando fizermos nossa petição sincera, também reconheçamos que nossa vida está nas mãos de Deus e que ele é mais sábio do que nós” (Timothy Keller).


Não se preocupem com nada, alegrai-vos sempre.

Comentários