Deus de esperança

Leitura Bíblica: Romanos 5.5-10

Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé (Gl 5.5). 

Vemos tantas notícias ruins, imaginamos tantos problemas, existe tanta insegurança por todos os lados, que parece difícil ter uma esperança positiva. Como acreditar que as coisas irão melhorar, que teremos forças para resistir às tentações, que ficaremos livres da enfermidade e de tantos problemas? Mesmo que cada vez mais pensamentos ruins se aproximem, devemos resistir. Nossa esperança não pode sucumbir. Nossa fé pode ser  maior do que qualquer adversidade. A nossa esperança, desde que esteja em Deus, pode ser inabalável. “Tanto nas coisas espirituais como nas materiais, a esperança é uma grande força e, portanto, o povo de Deus deve cultivar com cuidado esta graça: uma esperança bem fundada de que, havendo-nos tornado novas criaturas em Jesus Cristo, a ele pertencemos; pelo fato de nossos nomes, embora sem nenhuma fama, estarem inscritos no Livro da Vida, temos a graça por possessão e o Céu no futuro; depois de uns poucos rápidos anos, puros como os anjos que cantam diante do trono, seremos levados, contentes, ao palácio do Rei, para sermos como Cristo e estarmos com ele, vendo-o, olhos nos olhos, face a face - tais esperanças são fontes poderosas de atividades” (Guthrie).

Ouçamos a oração de Paulo: “Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!” (Rm 15.13 - NTLH). Que Deus nos dê esta graça da confiança. Uma confiança em alegria, uma confiança que aumenta dia a dia, uma confiança que enfrenta as provações pelo poder do Espírito Santo de Deus. 

Gosto muito da frase de autor desconhecido que diz: “Permaneça numa promessa até que Deus o encontre ali. Ele sempre retorna para cumpri-las”. Permaneça confiado na esperança, a aparente demora não significa abandono, mas um momento em que Deus claramente nos diz: Já estou chegando. 


Deus é nosso refúgio e fortaleza. 

Comentários