Despenseiros da graça

Leitura Bíblica: Lucas 22.24-27

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons des­penseiros da multiforme graça de Deus (1Pe 4.10). 

Devemos ser servos uns dos outros, amar nosso próximo e, por isso, de forma prática ter disposição para ajudá-lo. Agir em humildade e serviço ao próximo vai muitas vezes na contramão da postura do mundo. O mundo pensa que quem tem mais poder e dinheiro é mais importante e tem direito de ser servido. Quem tem mais poder gosta de dominar sobre os outros. Existe sempre a preocupação de classificar por importância. Richard Foster ressalta esse problema dizendo: Como nos assemelhamos a galináceos! No galinheiro não há paz até que fique claro quem é o mais importante, o menos importante, e quem fica entre o poleiro de cima e o de baixo. Um grupo de pessoas não é capaz de estar junto por muito tempo até que fique claramente estabelecida a ordem de importância”. 

Nós devemos lembrar que não precisamos nos preocupar com essas classificações. Sabemos que, independentemente da posição que nos encontramos, temos a missão de ser servo. Somos despenseiros da graça de Deus (1Pe 4.10). “A graça é a fonte dos dons, carismas. Ter um dom espiritual, portanto, é como ter um ‘depósito da graça’, que deve extravasar. Despenseiro ou mordomo, era uma função muito importante naquele tempo. Era o encarregado da casa do senhor, administrando os bens para atender as necessidades de toda a família. Cabia-lhe a responsabilidade de atender os negócios da casa e, sobretudo, de servir à mesa” (Hernandes Dias Lopes). 

Não estamos neste mundo para ser servidos, nem para ser elogiados, mas para servir ao nosso próximo como quem serve a Deus. Temos a liberdade de não sentir orgulho e nem humilhados, de abolir e não tentar medir a ordem de importância como o mundo faz. Que possamos nos afastar das preocupações em relação ao quanto somos importantes ou não. Devemos buscar servir conforme a graça que nos foi doada. Através da graça multiforme, devemos servir com os vários dons que Deus tem nos doado. 


Maior alegria temos em servir. 

Comentários