Despenseiros da graça

Leitura Bíblica: Lucas 22.24-27

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons des­penseiros da multiforme graça de Deus (1Pe 4.10). 

Devemos ser servos uns dos outros, amar nosso próximo e, por isso, de forma prática ter disposição para ajudá-lo. Agir em humildade e serviço ao próximo vai muitas vezes na contramão da postura do mundo. O mundo pensa que quem tem mais poder e dinheiro é mais importante e tem direito de ser servido. Quem tem mais poder gosta de dominar sobre os outros. Existe sempre a preocupação de classificar por importância. Richard Foster ressalta esse problema dizendo: Como nos assemelhamos a galináceos! No galinheiro não há paz até que fique claro quem é o mais importante, o menos importante, e quem fica entre o poleiro de cima e o de baixo. Um grupo de pessoas não é capaz de estar junto por muito tempo até que fique claramente estabelecida a ordem de importância”. 

Nós devemos lembrar que não precisamos nos preocupar com essas classificações. Sabemos que, independentemente da posição que nos encontramos, temos a missão de ser servo. Somos despenseiros da graça de Deus (1Pe 4.10). “A graça é a fonte dos dons, carismas. Ter um dom espiritual, portanto, é como ter um ‘depósito da graça’, que deve extravasar. Despenseiro ou mordomo, era uma função muito importante naquele tempo. Era o encarregado da casa do senhor, administrando os bens para atender as necessidades de toda a família. Cabia-lhe a responsabilidade de atender os negócios da casa e, sobretudo, de servir à mesa” (Hernandes Dias Lopes). 

Não estamos neste mundo para ser servidos, nem para ser elogiados, mas para servir ao nosso próximo como quem serve a Deus. Temos a liberdade de não sentir orgulho e nem humilhados, de abolir e não tentar medir a ordem de importância como o mundo faz. Que possamos nos afastar das preocupações em relação ao quanto somos importantes ou não. Devemos buscar servir conforme a graça que nos foi doada. Através da graça multiforme, devemos servir com os vários dons que Deus tem nos doado. 


Maior alegria temos em servir. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Mensagens Diárias 5

Bom é inimigo do ótimo

Egoísmo